Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

Encontre o que deseja

<
NO AR

ONDA SERTANEJA

    Brasil

Prefeito de Lins oficializa união gay: ‘Nos tornamos cidadãos plenos’

Publicada em 07/03/17 as 11:06h por - OndaMix FM - 260 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: - OndaMix FM)

Edgard de Souza (à esq.), prefeito de Lins, acredita ter sido o primeiro chefe do Executivo a oficializar uma união gay

Quatro anos após ser eleito o primeiro prefeito assumidamente homossexual do Brasil, o prefeito de Lins, Edgar de Souza, oficializou o seu relacionamento de 13 anos com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, no último sábado (4). A cerimônia de registro civil contou também com um ato ecumênico com a presença de representantes de quatro religiões: evangélica, católica, espírita e candomblé.

"Acredito, pelo que pesquisamos, que sou o primeiro prefeito assumidamente gay a oficializar a união", afirma. Para Edgar, mais do que pioneirismo e desejo de oficializar a união, o casamento também é uma forma de reafirmar os direitos dos homossexuais. "O casamento entre pessoas do mesmo sexo por si só já é um ato político. É uma forma de reafirmar nossos direitos. Nos tornamos cidadãos plenos, e não pela metade. Encorajamos outras pessoas a fazerem isso também, mostramos que podemos viver nosso amor. Acho que a pessoas carecem de referências positivas, e nós queremos ser isso", destaca.

Edgar conta que recebeu muitas mensagens de apoio das pessoas por meio das redes sociais. "Muitos disseram que gostariam de ter essa coragem e que nós os representamos. Não era o nosso objetivo ao casar, pensamos em nós, em celebrarmos a nossa união com as pessoas que amamos, mas acaba sendo uma consequência por eu ser uma figura pública, um prefeito."

Em vez de apenas um adotar o sobrenome do outro, como é praxe no casamento civil, os noivos trocaram os sobrenomes. "Nós dois assumimos um o sobrenome do outro. Agora sou Edgar de Souza Trindade e o Alex é Alexsandro Luciano Trindade Souza", explica.

Além do casamento civil, amigos do casal de quatro religiões realizaram uma benção conjunta. A escolha pela diversidade religiosa também foi uma forma que os noivos encontraram para passar uma mensagem de tolerância e respeito.

"Eu sou católico e gostaria muito de casar na igreja, mas sei que isso não é possível e respeito. Mas decidimos fazer esse ato ecumênico convidando amigos nossos que representam cada uma dessas religiões e eles, juntos, dividiram o rito de uma forma harmoniosa, mostrando que os diferentes podem conviver tranquilamente se houver respeito e tolerância."



Preconceito e a causa LGBT

Na primeira vez que disputou as eleições para prefeito, em 2012, Edgar sofreu ataques políticos por conta da sua orientação sexual. Por isso, decidiu assumir publicamente que era gay e tinha um relacionamento com outro homem em um dos comícios que realizou durante a campanha. Na época, o prefeito conversou com o G1 e falou sobre a importância desse ato. "Na vida pública a gente preza pela transparência, não fazia sentido esconder quem eu amo e quem eu respeito", afirmou, na época.

Ele foi reeleito prefeito de Lins pelo PSDB em 2016 e desde a primeira administração tem colocado em prática algumas políticas públicas voltadas à causa LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). Além das ações na área da saúde e assistência social, foi fundada na cidade a ONG Olga (Organização Linense de Gays e Afins), que tem o apoio da prefeitura. (Por G1 Marília-Bauru)






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Nossos Parceiros

 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

R. XV de Novembro, 74 - Vera Cruz - SP - Fone 3492-1475 - E-mail contatoondamix@gmail.com - Todos os direitos reservados