Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

Encontre o que deseja

<
NO AR

100% SERTANEIJO

    Brasil

Tabagismo: começa na segunda-feira o grupo 102

Publicada em 10/03/17 as 10:10h por - OndaMix FM - 174 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: - OndaMix FM)
Para quem entra no grupo, deixar o vício é mais que uma vitória, é um exemplo e uma alegria



Na próxima segunda-feira, 13 de março, tem início o terceiro grupo de combate ao tabagismo do ano de 2017. A reunião acontece a partir das 18h30 nas dependências da USF Dr. Palermo (Rua Minas Gerais, 850). Se neste ano o Ambulatório de Prevenção e Controle do Tabagismo inicia seu terceiro grupo, ele completa a formação de 102 grupos. É um trabalho marcado por expectativas e também frustrações, visto que nem todos conquistam a "libertação" do vício. É um trabalho marcado pela perseverança e pelo dia a dia.

De acordo com o psicólogo Paulino de Oliveira Silva, não é possível, somente com o objetivo de levar pessoas para o grupo, prometer que deixarão o vício. A promessa feita é de que juntos tentarão.

O psicólogo fala que é uma caminhada difícil e que não são poucas as reincidências, bem como o abandono. "Tem quem volte a fumar, como temos aqueles que abandonam os trabalhos, mas continuamos e insistimos porque pensamos naqueles que deixam o vício. De um grupo de 20, se um deixar de fumar, já é uma conquista, é uma vitória, mais para a pessoa do que para o próprio grupo. Isso faz com que continuemos", frisou ele.

Segundo o profissional, durante o período em que estes grupos foram realizados, dezenas de garcenses abandonaram o vício, enquanto outros acabaram reincidindo, e outros não foram até o final.

De acordo com o profissional, no trabalho realizado em Garça há um índice de abandono do vício de cerca de 70% dos participantes, o que é um fator positivo.

Entre os tratamentos realizados no ambulatório em Garça, estão os que utilizam medicamentos, como a reposição de nicotina (em adesivos ou gomas de mascar) associada ou não aos antidepressivos.

Durante as quatro sessões com o psicólogo, o programa trabalha os seguintes temas: 1º encontro, "Entender porque se fuma e como isso afeta a saúde"; 2º encontro, "Os primeiros dias sem fumar"; 3º encontro, "Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar"; 4º encontro, "Benefícios obtidos após parar de fumar".

Os interessados podem se inscrever através das unidades de Saúde de origem, bem como procurar diretamente o Ambulatório de Tabagismo. O único requisito para participar é o desejo de deixar de fumar. Os participantes do grupo passam por um processo que envolve inclusive a utilização de medicamentos.

Caso a pessoa opte por ir até a unidade de Saúde, ela preencherá a ficha clínica, fará um teste específico e terá o encaminhamento para o ambulatório, para a integração nos grupos de combate. No entanto, se optar por ir direto ao ambulatório, também será feito um trabalho com essa pessoa procedendo todos os encaminhamentos necessários.

Os grupos estão desenvolvendo atividades específicas no combate ao uso do tabaco. O programa tem como objetivo reduzir o número de fumantes, conscientizando a população quanto aos malefícios causados pelo cigarro, promovendo melhor qualidade de vida e consequentemente a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.

Paulino convida todos àqueles que desejam abandonar o vício do cigarro e explicou que quem quiser participar do grupo deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e manifestar o interesse. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Nossos Parceiros

 
 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

R. XV de Novembro, 74 - Vera Cruz - SP - Fone 3492-1475 - E-mail "ondavc1475@gmail.com" - Todos os direitos reservados