Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

Encontre o que deseja

<
NO AR

100% SERTANEIJO

    Brasil

Cafeicultura: Sebrae e Mapa convidam todos os cafeicultores da região para palestra sobre Identifi

Publicada em 11/03/17 as 11:16h por - OndaMix FM - 230 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: - OndaMix FM)

Evento acontecerá na próxima quinta-feira no Teatro Municipal de Garça

Na próxima quinta-feira, dia 16, no Teatro Municipal de Garça, das 20h às 22h30, será realizada a palestra IG Garça - Identificação Geográfica. O evento foi organizado pelo Sebrae e Granchelli Alimentação em parceria com a Prefeitura de Garça, Sindicato Rural, Associação dos Produtores de Café de Garça, CATI, Fatec, Faef e Associação Comercial e Industrial de Garça.

A palestra sobre os benefícios e procedimentos para conquista da Identificação Geográfica será ministrada por um especialista do setor no MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo Paulo Ferreira Granchelli, produtor e um dos organizadores do evento é preciso resgatar a união da classe produtora para conquistar a Identificação Geográfica. "Por meio desse registro, que é reconhecido internacionalmente pelo mercado de café, queremos levar a nossa marca para dentro de fora do Brasil. O mundo precisa saber que em nossa região se produz um café com origem e de alta qualidade. Por isso, é fundamental esse início de trabalho que é a conquista dessa identificação".

O Sebrae irá orientar os participantes sobre as possibilidades de negócios no mercado cafeeiro. "A Identificação Geográfica é algo importante para que a gente possa levar o café produzido aqui, não só como marca no Brasil, mas internacionalmente. Nós do Sebrae estamos com toda a nossa equipe na retaguarda de apoio a esse projeto. Por isso convidamos a todos para participar do evento IG Garça, para conhecer e discutir sobre os aspectos que envolvem a Identificação Geográfica, principalmente, no trabalho quanto de construção da marca e identificação das característica e perfil do café de Garça e região", explicou o gerente regional do Sebrae, Elton Yokomizo.

Pequenos, médios e grandes cafeicultores da região podem e devem participar, assim como todas as pessoas envolvidas na cadeia cafeeira da região. Produtores e baristas, torrefadores e proprietários de cafeterias, além de pessoas que, mesmo sem contato com a produção atualmente, já tiveram um histórico familiar envolvendo a cafeicultura. Segundo o Sebrae, o resgate histórico é um dos pontos fundamentais para o processo de certificação como Região com Identificação Geográfica.

É importante unir toda a cadeia cafeeira e resgatar a força do setor na região que já foi uma das mais importantes produtoras de café do País. "A região de Garça tem todo o potencial para ter a identificação do café, falta unir a história, a tradição, a qualidade e o aprimoramento contínuo. O mercado de bebidas de qualidade tem crescido cada vez mais, porque o foco não é preço, e sim a agregação de valores. Como tudo, é um processo de melhoria contínua, aprimoramento e busca por inovações e por tendências, para que a gente tenha a produção, produtividade, qualidade e acesso ao mercado", argumentou a consultora de negócios do Sebrae, Cristiane Souza Aguiar.

A Prefeitura de Garça já manifestou seu total apoio a promoção da cadeia produtiva do café no município. "A agricultura cafeeira merece toda atenção na retomada do seu desenvolvimento, reconhecimento histórico, valorização e identificação geográfica. Entre várias ações nós precisamos valorizar os produtores locais e seus produtos, incentivando e apoiando ações voltadas para o mercado interno e externo, para o consumo, o conhecimento e as inovações no setor", finalizou o Prefeito João Carlos dos Santos.



INÍCIO DA PRODUÇÃO DE CAFÉ

Os primeiros registros do início da produção cafeeira na região são datados de 1926, mas é possível que as primeiras plantações sejam de 1913. Garça já foi considerada uma das grandes produtoras de café do país e ainda ocupa um importante lugar nesse cenário. Segundo especialistas, o café produzido aqui é de muito boa qualidade, mas falta a conscientização dos produtores de que unidos serão mais fortes.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Nossos Parceiros

 
 
 
 
 

Nosso Whatsapp

 (14)99882-1475

R. XV de Novembro, 74 - Vera Cruz - SP - Fone 3492-1475 - E-mail "ondavc1475@gmail.com" - Todos os direitos reservados