Árvore Líquida traz biotecnologia para o litoral e fortalece legado da Construinova
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Visitantes ficam atentos às explicações do Eng. e Prof. Mazza sobre a Life Tree
Divulgação
Biotecnologia à beira-mar: a Life Tree que descarboniza o litoral
No litoral paulista, a paisagem da inovação ganha mais um símbolo. A Life Tree, popularmente chamada de “Árvore Líquida”, é uma instalação tecnológica que combina microalgas, fotobiorreatores e energia renovável para capturar carbono da atmosfera. Idealizada pelo engenheiro ambiental Antônio Mazza e incentivada pelo CEO do Grupo Life Service, Cícero Farias, a iniciativa chega como marco de sustentabilidade na região da Baixada Santista.
Do laboratório à cidade
Segundo o site do Grupo Life Service, a Life Tree “é um processo de descarbonização para melhorar os efeitos climáticos” e se baseia na constatação de que os ecossistemas aquáticos são responsáveis por 54% da produção global de oxigénio. O sistema utiliza dois tipos de microalgas e uma cianobactéria em um biorreator de fluxo contínuo, onde ocorre a troca gasosa CO₂ para O₂, alimentado por luz artificial ou energia renovável.
Grupo Life Service
Segundo Mazza, “era preciso levar esse laboratório para a cidade, para que a tecnologia deixasse de ser abstrata e se tornasse parte da paisagem urbana”.
A Praça do Futuro, foi o local idealizado para a instalação da Life Tree na Construinova Litoral
Divulgação
Impacto e agenda de transformação
A instalação da Life Tree na região representa mais do que um símbolo: ela opera 24 horas por dia, ao contrário das árvores naturais, que têm ciclo limitado ao dia, e segundo a empresa, pode ter eficiência “até 20 vezes maior” que algumas espécies arbóreas em seus primeiros 20 anos de vida.
A iniciativa se conecta diretamente à temática da Construinova Litoral, “Construindo Cidades Conscientes, Inovadoras e Acessíveis”, ao entregar uma experiência tangível de tecnologia, meio ambiente e urbanismo.
O Engenheiro. e professor, Antônio Mazza ficou durante todo o período do evento dando informações sobre como ocorre todo o processo de descarbonização. De acordo com ele, esse é um trabalho que surgiu ainda quando estava em sala de aula, então ensinar a respeito é um legado dos seus mais de 30 anos de carreira.
Com presença constante durante o evento a Praça do Futuro foi um dos pontos altos do evento
Divulgação
Parcerias e visibilidade regional
O CEO Cícero Farias destaca que a Life Tree não pretende substituir a vegetação natural, mas atuar como complemento tecnológico à preservação ambiental: “Queremos que as cidades entendam que inovação e natureza podem caminhar juntas”, afirma.
Por meio de parcerias com associações, prefeituras e universidades da Baixada Santista, o projeto ganha visibilidade e reforça o compromisso da região com a agenda ESG e o desenvolvimento sustentável. Com participação em grandes eventos de São Paulo como as corridas de Fórmula 1 em Interlagos e Festivais Musicais como Lollapalooza Brasil, ter a Árvore Líquida foi uma grande oportunidade para o Litoral Sul.
Perspectiva para o futuro urbano
Em um momento em que cidades buscam novas formas de se reinventar, a Life Tree entrega não apenas dados ou protótipos, mas uma paisagem possível para o futuro: uma cidade onde a arquitetura, a tecnologia e o meio ambiente dialogam em tempo real. Para eventos como a Construinova, essa instalação representa uma “vitrine de futuro” e um convite à transformação coletiva