É possível punir quem 'pega rabeira' no trânsito? Entenda o que diz a lei e como prevenir a prática
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Ação é considerada ilegal, ainda que não tenha especificação definida no Código de Trânsito. Adolescente de 13 anos morreu atropelado em Sumaré e hipótese é que ele pegava 'carona' em veículo. Adolescente de 13 anos morre após ser atropelado por um caminhão em Sumaré
A prática conhecida como "pegar rabeira", que é uma espécie de "carona ilegal", em que o ciclista ou pedestre se segura em um veículo em movimento para ser puxado e ganhar velocidade, pode causar graves acidentes. Na última sexta-feira, um adolescente de 13 anos morreu depois de ser atropelado por um carro em Sumaré (SP).
O jovem estava em uma bicicleta. A hipótese para o acidente é justamente que o garoto foi atingido enquanto segurava na traseira de um caminhão. O caso será investigado pela Polícia Civil para constatar a causa do atropelamento.
Mas, afinal, existe uma punição para quem pega rabeira em veículo? Entenda abaixo onde a ação pode se encaixar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), saiba os riscos e como se prevenir.
'Pegar rabeira'
A prática é considerada ilegal, ainda que não haja uma especificação no Código de Trânsito Brasileiro sobre em qual crime ela se encaixa.
Pesquisador e professor de Engenharia de Transportes da Unicamp, em Campinas (SP), Luiz Vicente Figueira de Mello afirmou ao g1 que por se tratar, na maioria das vezes, de bicicletas, a punição se torna mais difícil porque o veículo não tem emplacamento.
Entretanto, há normas no Código de Trânsito em que a prática pode ser encaixada e há, sim, multas para quem comete a prática e apreensão do veículo. Veja quais:
📑 Artigo 255: conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o artigo que permite a circulação de bicicletas. Infração média. Medida administrativa: remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
📑 Artigo 230: dispõe sobre infrações de reboque irregular, não autorizado ou impróprio. Infração grave.
"Esses dois artigos são aqueles que mais ficam próximos. Quando tem alguma pessoa do órgão fiscalizador teria de parar aquela ação e apreender a bicicleta"
Riscos e prevenção
O pesquisador afirmou ainda que, em época de férias escolares, há uma maior circulação de crianças nas ruas e, por isso, ele acredita que os motoristas, se perceberem que alguém está "pegando rabeira", devem ter mais atenção para reduzir a velocidade dos veículos até parar o automóvel ou caminhão.
"De brincadeira isso não tem nada. O risco é extremamente alto. Então, o conselho que eu dou para os motoristas se houver essa ação é não frear bruscamente, reduzir a velocidade até parar e chamar a atenção dessa pessoa", completou Mello.
Além disso, o especialista disse também que é preciso ter "empatia", porque, na maioria das vezes, quem comete esse tipo de ação são crianças. Por outro lado, ele pontua que os pais devem orientar os filhos.
"Jamais se deve agarrar em outro veículo quando se está de bicicleta. Não é porque se está de bicicleta que você não precisa respeitar o código de trânsito. Isso é fundamental para reduzir acidentes", finalizou.
Acidente
No momento do acidente, o garoto estava com outros dois amigos, que não se feriram.De acordo com a Polícia Militar, o adolescente morreu no local. O óbito também foi constatado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista e o passageiro do caminhão relataram aos policiais que pediram para que os meninos parassem de segurar na traseira, mas os adolescentes continuaram com o ato.
Ainda de acordo com a PM, os condutores do veículo prestaram socorro à vítima e estavam no local no momento da chegada da polícia.
Policiais no local da ocorrência
Nilsao Live Paulínia
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas