Golpista do amor iludiu mais de 50 mulheres no Brasil todo; entenda
10/10/2025
(Foto: Reprodução) Golpista que se passava por herdeiro para iludir mulheres é preso no litoral de SP
Matheus Rodelo Monteiro Machado, o homem de 27 anos preso por estelionato e ameaça em Santos, no litoral de São Paulo, é acusado de aplicar mais de 50 golpes amorosos em diferentes estados do Brasil. Conforme apurado pelo g1 junto à Polícia Civil, o jovem pedia dinheiro para as vítimas após iludi-las se passando por herdeiro, esportista e investidor em criptomoedas.
De acordo com a Polícia Civil, o homem praticava o crime de estelionato sentimental contra mulheres jovens e bem-sucedidas. Matheus não apenas enganava e pegava o dinheiro das vítimas, mas também fazia com que elas se sentissem humilhadas quando descobriam as reais intenções dele.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ainda conforme divulgado pela corporação, o jovem utilizava as redes sociais e aplicativos de relacionamento para se aproximar das vítimas. Em seguida, ele ganhava a confiança delas, prometendo casamento, filhos e uma vida próspera.
A polícia explicou que Matheus pedia dinheiro e usava os cartões de crédito das mulheres, além de falsas promessas de investimento e transferências indevidas. Segundo a corporação, há relatos de prejuízos superiores a R$ 100 mil por vítima e medidas protetivas solicitadas por ex-companheiras.
Matheus Rodelo Monteiro Machado, de 27 anos, é alvo de mais de 50 denúncias de golpes
Redes Sociais e Divulgação/Polícia Civil
O que diz a defesa?
Em nota, a advogada Bianca Campos Ferreira afirmou que a defesa ainda não teve acesso a todo o conteúdo investigativo. A profissional pontuou, porém, que considera a prisão de Matheus ilegal e desproporcional aos fatos investigados.
"Ressaltamos que qualquer juízo de valor antecipado, sem a devida análise das provas, fere o princípio constitucional da presunção de inocência e contribui para um pré-julgamento injusto e midiático", complementou.
Por fim, a advogada disse que a defesa reitera a plena confiança de que, uma vez garantido o acesso ao procedimento investigatório, demonstrará a inocência do investigado e o equívoco das acusações.
Prisão
Polícia apreendeu cartões, celulares e outros itens encontrados com Matheus Machado
Divulgação/Polícia Civil
O mandado de prisão, expedido pela Justiça de Caraguatatuba, foi cumprido por equipes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos na noite de quarta-feira (8), na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida, após 14 horas de trabalhos de campo e inteligência policial.
Segundo a Polícia Civil, dois celulares, 11 cartões bancários, porções de fumo e medicamentos de uso psicológico foram encontrados com Matheus e apreendidos. Além disso, as equipes também apreenderam um carro que estava com ele, mas tinha documento em nome de outra pessoa.
O suspeito se negou a assinar o mandado de prisão, mas foi encaminhado para a cadeia pública do 5º Distrito Policial (DP) de Santos. Conforme divulgado pela polícia, a irmã de Matheus foi informada e falou com ele.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) não informou sobre a audiência de custódia até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos