Metanol: operação contra adulteração de bebidas tem alvos em Araraquara
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Intoxicação por metanol: Polícia Civil de SP faz operação contra adulteração de bebidas
Araraquara (SP) é uma das cidades alvo da Operação "Poison Source" (tradução: Fonte do Veneno), deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (14). A ação busca desarticular uma organização criminosa especializada na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a operação conta com cerca de 150 policiais civis mobilizados para cumprir 20 mandados de busca e apreensão em todo o estado.
Veja mais notícias da região:
DESCUBRA: Como é o teste de R$ 10 da Unesp que detecta metanol em bebidas alcoólicas em apenas 15 minutos
VÍDEO: Onça-parda é resgatada em quarto de chácara no interior de SP
CRIME: Briga por ciúme motivou mulher a incendiar carro da família com filho dentro, diz polícia
Além de Araraquara, a operação ocorre na capital e nas cidades de Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá e Presidente Prudente.
Plantão policial Araraquara
Amanda Rocha/g1
O objetivo é localizar e apreender produtos, maquinários, insumos para a produção das bebidas, além de celulares e documentos que possam auxiliar na identificação dos envolvidos e na comprovação dos crimes.
Segundo a delegada Leslie Caran Petrus, coordenadora da operação, as investigações tiveram início há aproximadamente 10 dias, com a prisão em flagrante de um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do Brasil.
"Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, [sendo] praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje", detalhou a delegada.
Força-tarefa
A ação em Araraquara e nas demais cidades integra os esforços de uma força-tarefa do Governo de SP, criada em 30 de setembro para combater casos de intoxicação por metanol, uma substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas fraudadas.
O grupo de trabalho envolve diversas secretarias e órgãos de vigilância sanitária.
As investigações correm em segredo de justiça. A Polícia Civil deve divulgar os resultados da operação, incluindo os balanços das apreensões em Araraquara, ao longo do dia.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara