Ministério Público abre inquérito civil sobre tragédia em festa universitária atingida por temporal no Oeste Paulista
04/11/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra desespero de participantes de festa após estrutura desabar em Regente Feijó
O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou, nesta terça-feira (4), um Inquérito Civil para apurar possíveis falhas na organização da festa universitária realizada em Regente Feijó (SP), que terminou com a morte de uma pessoa e outras 58 feridas devido a um temporal que atingiu a região.
De acordo com o promotor de Justiça Guilherme Batalini, o Ministério Público já dispõe dos documentos essenciais e da comunicação do evento, mas agora buscará identificar se houve falhas na prestação de serviço, organização ou omissões que possam ter contribuído para o acidente.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
“O evento ocorreu em um espaço aberto, com estrutura exclusivamente provisória, em uma data na qual, há dias, a Defesa Civil já alertava sobre fortes chuvas e ventos. Então, achei importante apurar a fundo o ocorrido”, explicou o promotor à TV TEM.
A Euphoria, organizadora do evento, informou que ainda não recebeu comunicação oficial sobre a apuração do MP-SP. A empresa já havia declarado que todas as informações estão sendo encaminhadas às autoridades e que segue acompanhando a situação das pessoas que permanecem internadas.
Estrutura de festa universitária cedeu por causa da chuva e vento fortes em Regente Feijó (SP)
Defesa Civil
LEIA TAMBÉM
Faculdade de Medicina suspende aulas após tragédia em festa universitária no interior de SP
VÍDEO: temporal deixa rastro de destruição e mata cavalo em estância em Regente Feijó
Presidente Prudente confirma terceiro caso de leishmaniose visceral em humanos neste ano
Seu filho é um gênio? Especialistas dão dicas para identificar crianças prodígios
Temporal e desabamento
O evento era promovido pela comissão de formatura dos estudantes de Medicina, em parceria com uma empresa especializada, e acontecia no Aeropark Clube de Voo Desportivo, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó (SP), quando as fortes chuvas começaram, na madrugada de domingo (2).
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o vendaval registrado na região teve rajadas que ultrapassaram os 90 km/h, com 90 milímetros de chuva entre a noite de sábado (1º) e a madrugada de domingo.
A festa de formatura contava com toda a documentação exigida, incluindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Estrutura de festa universitária cedeu por causa da chuva e vento fortes em Regente Feijó (SP)
Maycon Oliveira/TV TEM
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso, que é investigado como homicídio culposo e lesão corporal culposa, já que não houve intenção.
Durante o temporal, além da estrutura danificada, diversos objetos e galhos de árvores foram arremessados com a força do vento. Veja no vídeo acima.
Um desses galhos arremessados pela força do vento atingiu o empresário do ramo farmacêutico e vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho (SP), Marcelo Giglio de Souza, que não resistiu aos ferimentos.
Outras 58 pessoas precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas a hospitais de Presidente Prudente. Apenas uma segue internada na Santa Casa.
Organização
O Aeropark Clube de Voo Desportivo informou que apenas alugou o espaço para a promotora da festa e que suas estruturas permanentes não foram danificadas.
Em nota conjunta, a Comissão de Formatura da Faculdade de Medicina e a empresa Euphoria, responsável pela organização, afirmaram que “uma forte tempestade acompanhada de ventos intensos atingiu a estrutura instalada no local, ocasionando um grave acidente que surpreendeu a todos os presentes”.
“Neste momento, nossa prioridade é prestar apoio e solidariedade às famílias e amigos das vítimas, bem como aos colegas que vivenciaram esse momento tão difícil, que abalou profundamente toda a nossa comunidade acadêmica”, diz o comunicado.
Nas redes sociais, comissão de formatura e empresa organizadora do evento lamentam o acidente
Reprodução
A empresa organizadora também publicou nota nas redes sociais lamentando o ocorrido.
Empresa organizadora do evento publicou nota de esclarecimento em redes sociais
Reprodução
Estrutura de festa universitária cedeu por causa da chuva e vento fortes em Regente Feijó (SP)
Polícia Militar
Estrutura de festa universitária cedeu por causa da chuva e vento fortes em Regente Feijó (SP)
Polícia Militar
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM