Ministério Público do Trabalho suspende aulas do Sesi após novas fumaças no Parque Furquim
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Novas fumaças registradas nesta quinta-feira (30) no depósito de lixo na Vila Furquim, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Prefeitura de Presidente Prudente
As aulas do Sesi de Presidente Prudente (SP) foram suspensas por cinco dias, a partir desta sexta-feira (31), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), após novas fumaças registradas nesta quinta-feira (30) no depósito de lixo na Vila Furquim.
O MPT determinou que, enquanto durarem as queimadas nos fundos do Sesi, as atividades sejam desenvolvidas remotamente, se for possível. Aquelas que não puderem ser realizadas de forma remota devem ser suspensas.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Em nota, o Sesi afirmou que vai cumprir a determinação do órgão, por prevenção aos riscos à saúde dos alunos e funcionários da unidade, que segue acompanhando os desdobramentos junto ao Ministério Público, Defesa Civil e órgãos competentes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As aulas na escola e centro de atividades haviam sido retomadas na quarta-feira (29). Já na Escola Municipal Maria Haddad Haidamus, as aulas seguem normalmente, sem necessidade de interrupção, segundo a prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
‘Incêndio subterrâneo’: conheça fenômeno que tem atingido depósito de lixo em Presidente Prudente
Descarte irregular de lixo se repete em Presidente Prudente e reforça alerta contra dengue e incêndios
MP investiga danos ambientais e à saúde causados por incêndio subterrâneo que dura mais de 10 dias em Presidente Prudente
Medidas tomadas
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), o município também lacrou nesta quinta-feira um depósito de pneus nas proximidades da área atingida pelo incêndio subterrâneo na Vila Furquim.
Segundo a prefeitura, o local já havia sido notificado na semana passada, porém o proprietário não compareceu para regularizar a situação, e houve a interdição.
A medida foi tomada tanto pelas irregularidades constatadas quanto pela proximidade com o aterro clandestino, que há mais de 15 dias apresenta focos de incêndio subterrâneo.
Novas fumaças registradas nesta quinta-feira (30) no depósito de lixo na Vila Furquim
Reprodução/Prefeitura de Presidente Prudente
Após novas emissões de fumaça registrada, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros continuaram em alerta, realizando ações contínuas de resfriamento e monitoramento do solo. Já foram utilizados mais 750 mil litros de água para combater as chamas.
A área permanece proibida para qualquer tipo de uso e a Polícia Militar Ambiental realiza rondas diárias para coibir o descarte irregular, enquanto a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos preparou medidas legais para responsabilizar o proprietário do terreno.
A prefeitura reforça que atear fogo ou descartar lixo em áreas não autorizadas é crime ambiental, prática que causa prejuízos ao meio ambiente, coloca em risco a saúde da população e pode gerar situações de difícil controle, como o incêndio subterrâneo registrado na Vila Furquim.
Fumaça se espalhou por vários bairros de Presidente Prudente e proprietário será multado
Emerson Sanchez/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM