Moradores de condomínio em Mogi das Cruzes reclamam de falta de manutenção e cobram transparência
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Moradores de condomínio de Mogi das Cruzes reclamam de falta de manutenção
Os moradores de um condomínio de Mogi das Cruzes reclamam da falta de manutenção e cobram transparência por parte da administradora do residencial.
Entre as queixas estão falta de extintores e corrimão, grades de segurança incompleta, tetos com infiltrações e pisos quebrados.
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O problema acontece no Condomínio Jundiapeba 1, localizado na rua Doutor Francisco Soares Marialva, no distrito de Jundiapeba.
O grupo "Support", que administra o residencial, destacou que a prestação de contas é feita anualmente em assembleias presenciais. Já a Cury Construtora, responsável pela construção do conjunto habitacional, garantiu que os imóveis foram entregues em 2013, sem danos (veja abaixo a nota na íntegra das empresas).
Simone Policarpo mora no condomínio e afirmou que a situação ocorre há pelo menos quatros anos. "Caixa d'água não é lavada, fio expostos nos corredores, bueiro entupido e grades quebradas. É um verdadeiro caos aqui", disse.
A técnica em radiologia Ana Lígia Veloso de Deus explicou que a justificativa passada aos moradores é que por conta da inadimplência não existe dinheiro para fazer manutenção.
"O síndico fala que é devido à inadimplência. Porém, são situações de infiltração e de falta manutenção ocorre desde que recebemos. O condomínio infiltra de cima da laje da minha casa, moro no último andar, até embaixo. Ligaram a torneira e o chuveiro, viram que estava funcionando, mandaram a gente assinar e foram embora", criticou.
O síndico Washington Gomes reconheceu que o imóvel sofre com a falta de estrutura. Ele confirmou que a falta de recursos por conta da inadimplência é o principal motivo pela ausência de reparos.
"É impossível resolver em poucos anos o desgaste e o abandono de todo o tempo do apartamento. Todos os reparos foram projetados e aprovados, mas falta dinheiro. Hoje, de 280 apartamentos, tenho 153 não pagantes. A renda do condomínio fica muito restrita. E um condomínio de menos de R$ 170", afirmou.
O síndico mostrou atas de assembleias e o demonstrativo financeiro que acompanha os boletos de cobrança enviados mensalmente para rebater as críticas. "Não faço gestão financeira. Contratamos uma administradora de longa data para isso. Emitimos para todos a taxa de condomínio pelos boletos. Chega para todas as unidades, o que eles têm que pagar, entrada e saída. Transparência total. Não tenho acesso ao dinheiro do condomínio."
Ele pontuou algumas obras realizadas no período desde que se tornou síndico. "Estou no meu quinto ano lá. O condomínio não tinha muro e conseguimos murar o condomínio. São 14 blocos sem telhados e tava chovendo tudo. Nó já reformamos oito telhados. Sistema de encanamento, sistema de portaria 24h. O salão de reunião do condomínio era completamente deteriorado, restauramos ele inteiro", detalhou.
Segundo ele, os problemas relatados pelos moradores foram encaminhados às assembleias, mas não informou quando eles serão solucionados.
"Tudo isso foi pontuado e levado para a assembleia para conhecimento dos moradores. Só que como estava tudo pra fazer, tudo, nós precisamos priorizar. Eu não posso chegar lá e aumentar o condomínio, eu não posso fazer isso. Então, eu tenho que ter consciência de que tem pessoas que têm condições, mas têm pessoas que não tem. Tem pessoas que vivem de Bolsa Família, tem pessoas que vivem com salário mínimo. Eu não posso prejudicar essas pessoas a pagar mais. Então, precisamos de tempo para resolver. Está tudo catalogado", finalizou.
Moradores de condomínio reclamam da estrutura de prédios
Reprodução/TV Diário
Leia a nota do Grupo Support
"O Grupo Support é um grupo de sociedades com longa atuação no setor condominial e com diversos clientes residenciais e comerciais na Grande São Paulo, ABC Paulista e Alto Tietê. Em todos os anos de sua existência, pautamos sempre nossa conduta pela transparência e inovação aos nossos clientes.
Sobre o condomínio Residencial Jundiapeba 1, ressaltamos que prestamos serviços administrativos ao condomínio, dando apoio ao síndico, comissão e funcionários. A prestação de contas é feita anualmente em assembleias presenciais, conforme determina a convenção do condomínio, além da disponibilização dos relatórios financeiros nos boletos mensais, livros balancetes e relatórios. Eles são entregues a todos os condôminos de forma impressa e através do nosso aplicativo próprio.
Ressaltamos que a última assembleia de prestação de contas anual foi realizada no fim de outubro de 2024 , para fixação da arrecadação entre janeiro a dezembro de 2025, onde todos os moradores são convocados pessoalmente através do edital publicado.
Como padrão sobre prestações de serviços, existe contrato de prestação de serviços entabulado entre as partes, sendo de livre acesso aos integrantes do condomínio através do nosso aplicativo, onde contém todos os documentos, atas, balancetes, e outros inerentes. Contudo, reservamos no direito de não divulgar suas cláusulas em razão dos limites da legislação de proteção de dados.
Como mencionado, prestamos serviços administrativos e consultivos, dando suporte ao síndico e conselho do condomínio. As decisões são tomadas estritamente pela atual gestão.
Por derradeiro, ressalto que o Grupo Support é empresa atuante no mercado condominial com cerca de 25 anos de história e em todo esse tempo sempre se destacou pela sua transparência e profissionalismo.
No caso do mencionado condomínio, eles contavam com um número "assombroso" de inadimplentes, além de inúmeras irregularidades, tais como: invasores, usos das unidades autônomas para fins comerciais, tráfico e uso de entorpecentes em suas as dependências, além da sua situação de precariedade, onde sequer contavam com muro perimetral, portões e sistema de segurança.
A atual gestão foi firme em buscar os serviços de receita garantida ao condomínio, o que auxiliou no combate à inadimplência, além de firme postura para extinguir as irregularidades mencionadas. Contudo, muitos daqueles condôminos que se encontravam nessa situação não aceitaram bem e deturpam a verdade dos fatos para atribuir à gestão atual, ou à esta empresa, qualquer irregularidade."
Leia a nota da LLZ Garantidora
"A LLZ Garantidora atua exclusivamente como garantidora de crédito do condomínio Jundiapeba 1, com responsabilidade restrita às informações e obrigações referentes ao período de vigência do contrato.
Somos responsáveis pela emissão e envio dos boletos, conforme rateio encaminhado pela administradora, e, em casos de inadimplência, pela realização das cobranças.
Ressaltamos que, em nenhuma hipótese, a llz interfere ou participa das decisões relativas à gestão administrativa, operacional ou financeira do condomínio. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais."
Leia a nota completa da Caixa
"A Caixa informa que o Condomínio Jundiapeba 1, localizado em Mogi das Cruzes (SP), foi contratado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A execução das obras e a entrega das unidades aos beneficiários ficaram sob responsabilidade da empresa Cury Construtora e Incorporadora S/A, tendo sido concluídas em 2012.
Após a entrega, a construtora manteve o atendimento pós-obra durante o período de garantia, conforme estabelecido em contrato.
A Caixa reforça que a conservação das áreas comuns e das unidades habitacionais é atribuição do condomínio e dos condôminos, conforme previsto na legislação e nos regulamentos do programa."
Leia a nota completa da Construtora Cury
"A Cury informa que o condomínio Jundiapeba 1, localizado na rua Dr. Francisco Soares Marialva, 2505, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes (SP), foi entregue no ano de 2013 sem quaisquer danos. Ao longo dos cinco anos desde a entrega da obra, período em que a construtora é responsável pela solidez do empreendimento, conforme consta no artigo 618 do Código Civil, e ao longo dos 10 anos, tempo de prescrição para propor ações, de acordo com o artigo 205, do Código Civil de 2002, não houve quaisquer registros de infiltração ou qualquer solicitação de reparo.
A empresa reforça que preza pelo atendimento às diretrizes do programa habitacional de interesse social e seu compromisso com a transparência, qualidade de seus empreendimentos e o bem-estar dos seus clientes."
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