Oposição protocola pedido de cassação do prefeito Anderson Farias (PSD), em São José dos Campos
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos.
Danilo Sardinha/g1
A presidente do PL Mulher, de São José dos Campos, Paula Custódio, a Preta Conservadora, protocolou um pedido de abertura de Comissão Processante para investigar atos do prefeito Anderson Farias (PSD).
O pedido afirma que o prefeito "incorreu em grave violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e legalidade administrativa, ao manter vínculo amoroso e profissional com servidora comissionada, Milena Coelho Guimarães, em situação de favorecimento e conflito de interesses".
Milena foi nomeada para o cargo de Diretora de Saúde de São José dos Campos em janeiro deste ano. Em agosto, ela admitiu que tinha um relacionamento amoroso com o prefeito. A data em que o romance começou nunca foi esclarecida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Depois de o caso vir a público, Milena pediu e teve o pedido de exoneração acatado no último dia 20 de outubro.
Exoneração de diretora de São José dos Campos é publicada
O pedido de cassação ainda cita a nomeação de Júlia Lângneck, namorada do filho de Anderson, para um cargo na Urbam, empresa de economia mista que tem a prefeitura como controladora.
E a nomeação de Guilherme Zamboni Benato, amigo do filho de Anderson, para o cargo comissionado de Assessor da Controladoria, na Controladoria Geral do Município, em junho deste ano.
O documento assinado por Paula Custódio pede o afastamento cautelar do prefeito por 180 dias, "para evitar interferência nas apurações".
O prefeito foi procurado pelo g1 e informou, por meio da assessoria, que não vai se manifestar sobre o assunto no momento.
Anderson Farias (PSD)
Gabriel Blois Moreira / g1 TV Vanguarda
Próximos passos
O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (29) e pede, com base no Decreto-Lei nº 201/67, a votação do recebimento da denúncia pelos vereadores. O decreto-lei federal dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores e estabelece as infrações político-administrativas e crimes de responsabilidade que podem resultar na cassação de mandato.
De acordo com o inciso II do artigo 5º do Decreto-Lei: "de posse da denúncia, o Presidente da Câmara, na primeira sessão, determinará sua leitura e consultará a Câmara sobre o seu recebimento. Decidido o recebimento, pelo voto da maioria dos presentes, na mesma sessão será constituída a Comissão processante, com três Vereadores sorteados entre os desimpedidos, os quais elegerão, desde logo, o Presidente e o Relator."
A próxima sessão da Câmara de São José está prevista para o dia 04 de novembro (terça-feira). O Presidente do Legislativo, Roberto do Eleven, do PSD, mesmo partido do Prefeito, disse que vai analisar o pedido para ver se há fundamentação: "A votação não é obrigatória. Se não tiver fundamento, o Presidente pode arquivar de imediato."
Paula Custódio
Reprodução
Quem é Paula Custódio?
Paula Custódio, a autora do pedido, é presidente do PL Mulher, em São José dos Campos, um movimento que busca fortalecer a presença das mulheres na política partidária.
Farmacêutica de formação, ela também é vice-presidente do "PL Integração" no Brasil, movimento presidido pelo deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) que declara querer "dar voz aos pretos de direita".
Paula foi candidata a vereadora nas eleições de 2024. Ela conquistou apenas 760 votos e não foi eleita. O candidato eleito pelo PL com menos votos foi Sérgio Camargo, com 3.456 votos.
Câmara Municipal de São José dos Campos
Câmara Municipal de São José dos Campos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina