Smoothie do Enem: nutricionista ensina receita para ter foco e raciocínio na véspera da prova
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Smoothie do Enem: nutricionista ensina receita para ter foco e raciocínio na véspera da pr
Na hora de prestar os exames vestibulares, acertar as respostas corretas é o principal, mas a saúde e a alimentação pode ser determinante também. O segredo para manter bem na prova não é só estudar, mas garantir que o cérebro tenha energia e nutrientes certos para se lembrar de tudo.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
A nutricionista Andreia Silva ensina a receita do Smoothie do Enem, uma vitamina “turbo mente’ para os futuros universitários encararem a maratona de 5 horas do Enem. (Veja vídeo e receita)
“O smoothie é um combustível prático e ideal para os estudos, uma combinação estratégica e boa para tomar no café da manhã ou antes da prova. Tem ômega 3, vitamina do complexo B que é bom para a produção de neurotransmissores e alimentos que melhoram o fluxo sanguíneo e cerebral, além de dar energia, foco e raciocínio rápido”, explicou.
Receita do Smoothie do Enem
100 ml de água de coco ou leite vegetal
1 xícara de mirtilo/ 150 gramas congelado
1 colher de linhaça ou chia
1/4 de abacate
1/2 banana congelada
1 colher de chá de cacau 100%
1/2 xícara de espinafre
Bater tudo até ficar cremoso
Smoothie do Enem: nutricionista ensina receita para ter foco e raciocínio na véspera da prova
ANTONS JEVTEREVS/ALAMY por BBC
Turbine a mente
A nutricionista explicou que pratos coloridos, refeições leves e nutritivas na véspera da prova também ajudarão no desempenho dos estudantes. Legumes, frutas, castanhas, lanches leves e até um chocolatinho podem ajudar e turbinar o raciocínio na hora do vestibular.
“As castanhas, por exemplo, são ricas em gorduras boas e antioxidantes, ômega 3 e 6. Elas favorecem a comunicação entre os neurônios, resultando em melhora no foco e raciocínio”, disse.
O chocolate pode ser um aliado da memória e capacidades cognitivas, mas vale um alerta: prefira o chocolate amargo 70%. “Cuidado com excesso de açúcar que vai te atrapalhar. O benefício está no cacau.”
Nutricionista Andréia Silva dá dicas de como melhorar o raciocínio, foco e atenção durante a prova
Arquivo pessoal
Preparação
A preparação para o domingo de prova começa no sábado. Não durma de barriga cheia, o jantar deve ser leve. “Tem que ter uma boa digestão e uma boa noite de sono. Se o aluno acordar cansado no dia da prova isso vai atrapalhar seu raciocínio.”
Como opção, Andréia sugeres folhas de espinafre, brócolis cozido, salmão (grelhado ou cozido), batata doce (assada) e como sobremesa uma laranja.
Os lanches considerados do bem para se consumir durante a prova são frutas (banana ou maçã), mix de castanhas e barrinha de cereal com baixo teor de açúcar.
Café da manhã e almoço
O dia da prova começa com um café da manhã que vai uma fruta (banana), uma porção de proteína (ovo ou iogurte natural) e carboidrato (pão integral ou tapioca).
“Tente fazer um café da manhã do seu dia a dia, aquilo que está acostumado. No dia da prova não tente introduzir uma novidade na sua dieta que possa fazer você passar mal. Faça um almoço nutritivo com folhas verdes (alface, rúcula) e tomate que são fontes de ácido fólico e antioxidantes cerebrais. Tempere a salada com azeite ou limão. Acrescente sementes de linhaça.”
Acompanhe com arroz (integral ou branco) e feijão. “Se ele não tiver uma boa digestão do feijão, substitua por lentilha ou grão de bico”.
Já a proteína pode ser frango grelhado ou peixe assado. Legumes coloridos, cenoura, abobrinha e brócolis cozidos que são ricos em vitaminas do complexo B e antioxidantes. “São elementos importantes para o sistema nervoso.”
Sobremesa
O chocolate entra aqui. Uma sobremesa com 10 gramas de chocolate 70% cacau vai estimular a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas à sensação de bem estar com benefícios no foco e humor do estudante.
Alimentos para evitar
Andréia recomenda evitar frituras, doces e comidas muito pesadas no almoço de domingo, dia da prova. Esses alimentos consomem muita energia para serem digeridos o que acaba provocando sonolência na hora da prova.
Uma digestão adequada mantém a glicose estável no cérebro. O ideal é que o vestibulando almoce pelo menos 1h30 antes da prova. Algumas pessoas podem precisar de mais tempo.
Embora o café seja um bom estimulante, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, justamente num dia em que o estresse já está naturalmente alterado. “No máximo uma xícara.”
Bebidas energéticas é igualmente desaconselhável, especialmente como lanche durante a prova por conter altas doses de cafeína e açucar, e aumentar a ansiedade.
O energético ainda pode levar a desidratação e aumentar a vontade de urinar, certamente um complicador para quem está resolvendo questões de prova.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara