SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja
31/10/2025
(Foto: Reprodução) SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja
Reprodução/TV Globo
O governo de São Paulo autorizou a desapropriação de uma área de quase 900 m² na Liberdade, região central da capital paulista, para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô.
A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do estado.
O espaço, de 896,73m², ocupa uma parte da Rua Doutor Siqueira Campos. Os imóveis afetados vão do número 299 até o 331.
No entanto, segundo a publicação, a medida não impacta as propriedades dentro da área que sejam de órgãos públicos.
Também segundo o governo do estado, a Linha Universidade S/A, concessionária responsável pela obras na Linha 6-Laranja, está autorizada a pedir urgência na Justiça para desapropriar os terrenos.
As despesas ficarão a cargo do governo estadual.
A Linha-6 vai ligar a Zona Norte ao Centro da capital paulista e contará com 15 estações subterrâneas, com conexões com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante. A expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia.
Em nota, a concessionária informou que "as desapropriações fazem parte da construção da nova linha 6-Laranja do Metrô e todo processo é conduzido com responsabilidade, transparência e respeito à legislação".
"A futura estação trará melhorias importantes para a mobilidade urbana da cidade, além de estimular o desenvolvimento local com mais oportunidades de emprego, renda e valorização do entorno", diz.
Governo de SP recebe 1º trem da Linha 6-Laranja; previsão de operação é para 2026
Constantes atrasos na entrega
A previsão de entrega era 2012. No entanto, o projeto só foi oficialmente lançado pelo governo do estado em agosto de 2011. O edital foi publicado em 2013, com o contrato assinado em dezembro do mesmo ano.
Com investimento superior a R$ 10 bilhões e contrato de concessão por 25 anos, a previsão de início da operação era 2020. As obras, porém, foram suspensas em 2016, e o contrato com o consórcio responsável, rescindido em 2018.
Somente em 2020 as obras foram retomadas, após a concessão ser assumida pela Linha Uni, empresa responsável pela nova fase do projeto. A previsão, então, passou a ser 2025, mas o prazo voltou a ser adiado.
Agora, o governo do estado trabalha com a estimativa de que os trens comecem a operar em setembro de 2026.
Em nota, o governo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), informou "que as desapropriações fazem parte das obras de implantação da Linha 6–Laranja do Metrô, um dos principais projetos de mobilidade em andamento no Estado.
A nova linha vai melhorar significativamente a mobilidade urbana da capital, promovendo integração com outras linhas de transporte, redução do tempo de deslocamento e desenvolvimento econômico nas regiões atendidas, com geração de emprego, renda e valorização do entorno."
LEIA TAMBÉM: Governo de SP recebe 1º trem da Linha 6-Laranja; após atrasos, previsão de operação é para 2026