Unaerp promove inclusão, saúde mental e suporte na adaptação acadêmica
21/10/2025
(Foto: Reprodução) Alunos recebem gratuitamente apoio psicopedagógico e apoio em relação aos estudos e à adaptação acadêmica
Crédito: Divisão de Comunicação - Unaerp
Universidade oferece psicoterapias breves aos estudantes
Os alunos da Unaerp podem contar gratuitamente com atendimento psicológico em situações de emergência e apoio em relação aos estudos e à adaptação acadêmica. Todo esse suporte é realizado pelo Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico ao Estudante (SeAPP) e o Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência (SeAPDef), incorporados ao Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico Especializado (NAEPE).
Por meio do Núcleo, a Universidade oferece aos alunos apoio integral em suas necessidades específicas, respeitando as características da formação necessárias em cada curso, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a qualidade na formação acadêmica dos futuros profissionais.
“Pensar nesse serviço dentro da Universidade é fundamental para garantir inclusão, saúde mental e também um melhor aproveitamento da vida acadêmica” (Prof. Matheus Rozário Matioli - Coordenador do curso de Psicologia)
Apoio psicopedagógico garante inclusão, saúde mental e melhor aproveitamento da vida acadêmica
Crédito: Divisão de Comunicação - Unaerp
Entre os atendimentos especializados e apoio psicopedagógico oferecidos aos estudantes estão psicoterapias breves, pronto atendimento e rodas de conversa para compartilhar experiências, ouvir diferentes perspectivas e criar uma rede de apoio entre colegas, auxiliando na adaptação dos alunos à vida universitária, além de serviços como reorientações profissionais e curso de métodos de estudo.
O Núcleo oferece acolhimento e escuta, por meio de psicoterapias breves, para abordagem de possíveis angústias e desafios que surgem na transição do ensino médio para a vida universitária, momento que geralmente é marcado por cobranças e dúvidas.
“Dentro da psicologia, a possibilidade de falar e simbolizar o sofrimento reflete no bem-estar psíquico, no fortalecimento de vínculos sociais e no engajamento nos estudos. Ao oferecer esse serviço, a Instituição reconhece as diferentes trajetórias desses alunos e contribui para que eles tenham uma participação e permanência equitativa dentro da universidade”, explica Matioli.
“Pensamos não apenas em um cuidado individual, mas também em uma política de inclusão e promoção de saúde mental” (Prof. Matheus Rozário Matioli - Coordenador do curso de Psicologia)
Núcleo oferece acolhimento e escuta por meio de psicoterapias breves e rodas de conversa
Crédito: Divisão de Comunicação - Unaerp
Inclusão e equidade na vida universitária
A Instituição mantém, desde 2016, o Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência, com foco no apoio ao estudante com deficiência de natureza física, mental ou sensorial, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, contribuindo para a inclusão na vida acadêmica e a promoção de acessibilidade aos alunos da Universidade.
O acompanhamento do aluno começa ainda no Processo Seletivo, com a solicitação de adaptação para necessidades específicas durante a realização da prova.
“Assim que o candidato é aprovado e ingressa na Universidade, continuamos esse acompanhamento durante todo o curso para garantir a permanência do aluno da maneira mais tranquila e completa possível”, explica a professora Fernanda Saviani Zeoti, responsável pelo Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência (SeAPDef).
Atendendo à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída pelo Ministério da Educação em 2018, o suporte aos alunos vai além do ensino em sala de aula, incluindo adaptações pedagógicas, acessibilidade física e arquitetônica, inclusão digital e acompanhamento individual e familiar.
Suporte aos alunos com deficiência vai além do ensino em sala de aula, incluindo acessibilidade física e arquitetônica e acompanhamento familiar
Crédito: Divisão de Comunicação - Unaerp
“Nós atendemos alunos que, além das suas necessidades específicas de uma deficiência e um transtorno do neurodesenvolvimento, também possuem necessidades, por exemplo, de uma ansiedade muito alta, de um sofrimento psíquico intenso que acontece junto com a vivência do transtorno. O setor realiza esse acolhimento ao ser humano como um todo”, destaca Fernanda.
A adaptação se estende a todo o campus por meio de plataformas elevatórias e elevadores, rampas, cadeira elevatória para aula em laboratórios, piso tátil em áreas externas e internas e recursos e softwares de tecnologia assistida. Também há uma equipe de ledores e transcritores que auxilia presencialmente os candidatos no vestibular e os alunos durante as avaliações acadêmicas.
“O acompanhamento não é o mesmo para todos os alunos, é individualizado. Esse é o grande diferencial do nosso trabalho: tentar atender o estudante em todas as suas necessidades individuais” (Profª Fernanda Saviani Zeoti - Serviço de Apoio à Pessoa com Deficiência)
SERVIÇO
Quer saber mais?
Acesse o portal da Unaerp
Veja também: Unaerp no Instagram
Clique aqui para visitar sua futura Universidade.
Use o Whatsapp para marcar uma conversa com a coordenação do seu futuro curso: 0800 771 8388